Foi brutal estar presente nos dias 9, 10 e 11 de março no Photo Forum Fest 2022 em Barcelona, Espanha. Uma das maiores conferências de Fotografia, que junta fotógrafos de todo o mundo, desde amadores a profissionais.
Nacionalidades, culturas, gostos e costumes, tudo concentrado num só sítio para apreciar aquilo que é a fotografia! Este abrigou workshops, palestras e prêmios aos melhores fotógrafos. Juntaram-se as marcas mais importantes do setor, como a Canon, Leica, Sony, Olympus, Nikon, Fujifilm, Sigma, Profoto, Sandisk, Pentax…
O Bodaf contou com 3 dias de programa, onde se reuniram os maiores e melhores fotógrafos conhecidos internacionalmente. Tudo foi tópico, dos temas mais diversos, desde fotografias de retrato e de casamento a fotografias social e fotojornalismo.
Mas antes sequer de ter começado, já tinha tido a oportunidade de ter um cheirinho de como tudo ia ser. Desfrutei da incrível oportunidade de ser um dos 15 sorteados a participar de um workshop com o Sam Hurd, no dia anterior ao evento. Aprendi imenso! Tive a chance de vê-lo fotografar, de aprender e de reter dicas de ouro.
O primeiro dia foi repleto de surpresas. Denominado de “Presente y futuro de la fotografía de bodas”, este dia contou com a presença da incrível Tünde Koncsol, amiga, no qual foi um prazer voltar a rever.
Em 2016 desfrutei da inexplicável oportunidade de ter vivido quase 1 mês com a Tünde na Hungria, e ainda o privilégio de ter 2 sessões e 1 casamento, ao lado dela como segundo fotógrafo. Nessa altura nem imaginava que me encontrava ao lado da melhor fotografa de 2020, considerada pela Fearless Photographers.
No fim de um longo primeiro dia, nada melhor que a grande festa “Photo Forum Party”, para descontrair.
Seguiram-se dois dias de palestras sensacionais, de fotógrafos como Daniel Etter, Santi Cayuela, Thibault Chappe, Gervasio Sanchez, Estela de Castro, Tino Soriano, Eugenio Recuenco, Cristina de Middel, entre tantos outros. O segundo dia foi dedicado aos “Nuevos retos y oportunidades en la fotografia social” e o terceiro e último dia foi focado na fotografia da vida “El mundo está cambiando y quizás no te has dado cuenta”.
Foi surpreendente saber que, enquanto assistia às palestras, muito dos conceitos e dicas que nos eram transmitidos, eu já praticava no meu dia a dia.
Mas no fim, o que mais me alegra de toda esta aventura, e o que me fica para sempre na memória, é, acima de tudo, os laços de amizades que são criados e restaurados. Serviu, principalmente, para conhecer novas pessoas, novos fotógrafos e novos talentos.
Resumo esta minha aventura a duas palavras: experiência e amizade.
Fotografo emoções, quero que sintam borboletas na barriga sempre que recordem o vosso dia!